E se eu te dissesse que é possível tornar o teu negócio próspero aplicando os 7 Princípios Bíblicos?
Muitas pessoas pensam que são coisas incompatíveis e acabam tratando como assuntos separados.
Sem lembrar que foi Deus quem criou o empreendedorismo, sendo o primeiro empreendedor do mundo.
Só por isso Ele já teria muito a nos ensinar, mas em vários trechos da bíblia Ele nos convida a empreender com Ele através dos Seus 7 Princípios.
Acompanha meu raciocínio!
???????????????????????????????????Em Genesis 1:28 diz: Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".
Tanto, que a palavra "dinheiro" não está citada no versículo que acabamos de ler, justamente por que ter um negócio próspero é algo muito, mas muito maior. E o dinheiro é só uma pequena parte do todo.
Falando em analogia seria como:
Uma semente plantada - uma ação realizada no negócio.
Se torna uma árvore - que solidifica e cresce.
E dá frutos - multiplica, por que cada fruto tem dentro incontáveis outras sementes.
Inclusive, falando em criar e ser produtivo. Todas as 3°-feiras temos assuntos como este nas aulas gratuitas no Efeito Rotina.
Se tu gosta desse assunto, vai adorar essa aulas!
Já está convidada a fazer parte da turma! É só clicar AQUI.
Convite feito! Seguimos nosso raciocínio!
"Ser próspero é ser exponencial em tudo que faz".
E isso significa que começa por ti nos pequenos detalhes do negócio (que não são tão pequenos assim).
Como no reconhecimento sincero do trabalho dos funcionários, no atendimento e atenção aos clientes, na hora de escolher seus produtos pensando na qualidade e necessidade ou prestar seus serviços com excelência.
E aí sim, o retorno financeiro, essencial para todo negócio, vai acontecer da mesma forma exponencial com que tu está trabalhando.
Podemos entender aqui o Princípio da Semeadora e Colheita, que é um Princípio bíblico de justiça...o que você planta, colhe... então, quanto mais plantar ações no seu negócio, mais vai...
Se tu quiser te aprofundar ainda mais, tenho outro artigo que se chama: O Poder da Acabativa: Da semente a Colheita, que vai te dar novas perspectivas.
Mas, esse caminho em busca de desenvolver a mentalidade de prosperidade nos negócios e na vida é bom que seja orientado por princípios para que fiquemos firmes nos valores certos.
Algumas pessoas chamam de Princípios Bíblicos outras de Princípios Cristãos, mas o importante é memorizar que ambas as formas refletem o caráter de Deus Pai e Filho.
Vamos começar do começo (literalmente)! :)
Ou seja, como Deus em todo o tempo governa do início ao fim.
Por isso, não empreendemos pela moda, pela tendência ou só pelo que dá mais lucro, mas firmados na Palavra de Deus que nos dá fundamentos do princípio ao fim provenientes direto do Criador do conceito.
Forte isso, né?
Abaixo pontuei os 7 Princípios Bíblicos para que você identifique qual deles já vive ou gostaria de implementar.
Tu também pode acessar o Curso Gratuito Dom Empreendedor , e conhecer ainda mais os princípios e saber exatamente como aplicar no seu negócio.
Aproveite o formato deste conteúdo, pegue papel e caneta por que as 5 Aulas do Dom Empreendedor contém muitos insights e aplicações para seu negócio.
1. Caráter
O caráter é a base de um empreendimento sólido e duradouro.
Para os empreendedores, cultivar um caráter íntegro, baseado nos ensinamentos de Cristo, é fundamental.
Isso inclui agir com honestidade, transparência e responsabilidade em todas as áreas do negócio.
Desde as interações com clientes, sendo claro nas informações dos produtos e serviços, formas de pagamento, como com os colaboradores, nas decisões financeiras e estratégicas até na pontualidade dos pagamentos e entregas.
?Um caráter sólido é a base para a construção de relacionamentos confiáveis e este princípio pode ser representado no seu negócio pelo Quadro de Valores da Empresa, onde o empreendedor pontua os limites e comportamentos de todos os envolvidos no negócio.
Em um quadro a vista da sua equipe, discuta e crie com eles 10 pontos importantes sobre comportamento e limites que todos respeitem, incluindo você.
Divida por aspectos, comportamento entre a equipe, comportamento com o cliente, parceiros e conduta.
2. Mordomia
O princípio da mordomia não é sobre termos mordomias e confortos na vida, ele nos ensina que somos mordomos responsáveis por administrar os recursos que nos foram confiados por Deus.
E confirmamos isso em Gênesis 2:15 que diz: O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.
Isso inclui não apenas os recursos financeiros, mas também os talentos, habilidades e oportunidades que recebemos.
Os empreendedores devem procurar administrar seus negócios de forma responsável e ética, buscando o máximo de impacto positivo possível com os recursos disponíveis sem sobrecarregar a si ou a equipe.
? Esse caráter pode ser aplicado no funcionamento da empresa como a criação de ações e práticas sustentáveis como:
Vou deixar aqui um exercício que vai te trazer clareza sobre como está sua rotina e qual o nível de sobrecarga como empresária.
? Ao final enviamos uma devolutiva personalizada e o caminho para reorganizar sua rotina com leveza e estratégia.
Para o Dignóstico gratuito é só clicar AQUI.
3. Individualidade
Cada pessoa é única e tem talentos e habilidades especiais dados por Deus.
Como diz em Romanos 12:6: "Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada..."
?????????E nós???????????????????? empreendedores, somos encorajados a reconhecer e valorizar a individualidade de cada pessoa, tanto dentro quanto fora de nossas empresas.
Isso pode significar criar uma Cultura inclusiva que celebra a diversidade de dons e incentiva a colaboração e a inovação.
Valorizar a individualidade também significa respeitar as diferenças de opinião e perspectivas, promovendo um ambiente onde todos se sintam valorizados e respeitados.
? É possível praticar esse princípio fazendo e/ou oferecendo especializações, cursos ou incentivos para melhorar o desempenho da equipe fomentando a unicidade de cada um melhorando a produtividade, valorização e contentamento de todos e até implementando reuniões de alinhamento periódicas para entender as necessidades e melhorar seu negócio como um todo.
Existem portais que oferecem cursos pagos e gratuitos por onde você pode começar, como:
4. Soberania
O princípio da soberania ensina que Deus é o soberano sobre todas as coisas e que Ele tem um plano e propósito para cada aspecto de nossas vidas, incluindo nossos negócios.
Os empreendedores devem reconhecer a soberania de Deus em seus empreendimentos, buscando Sua orientação e direção em todas as decisões e circunstâncias entendendo Deus como dono do seu Negócio onde somos adminsitradores.
Vou deixar aqui o vídeo completo desse contéudo que vai aprofundar esse assunto!
Isso significa confiar em Deus em tempos de incerteza e confiar que Ele está trabalhando em todas as coisas para o bem daqueles que O amam. Como diz em Romanos 8:28.
?Esse princípios pode ser praticado através do planejamento diário, onde antes de definir seu dia você conversa com Deus para que Ele lhe direcione para Seus planos.
Escrevi um artigo sobre: Técnicas e Segredos para Organizar Sua Semana que tenho certeza vai te ajudar com o planejamento.
5. Aliança
O princípio da aliança ensina a importância do compromisso e fidelidade nos relacionamentos.
Nós, empreendedores devemos buscar estabelecer alianças sólidas e duradouras com clientes, colaboradores, fornecedores e outros parceiros de negócios que estão dentro das nossas definições de valores.
Isso significa honrar compromissos, cumprir promessas e cultivar relacionamentos baseados na confiança e no respeito mútuo.
Uma aliança forte pode ser uma fonte de apoio e encorajamento nos momentos difíceis e uma base para o crescimento e sucesso contínuo do negócio e de ambas as partes.
?Uma forma de implementar esse princípio na sua rotina empreendedora é definir a Missão e Visão da sua empresa unindo com os valores definidos no primeiro Princípio: Caráter.
Essa é uma forma lógica e coerente de filtrar suas conexões e network conforme essas definições.
6. Semeadura e Colheita
O princípio da semeadura e colheita ensina que colhemos o que plantamos. Simples assim!
Para os empreendedores, isso significa semear sementes de bondade, generosidade e serviço em seus negócios e colher os frutos do sucesso e prosperidade, como falamos no início da nossa conversa.
Isso pode envolver investir no bem-estar dos funcionários, oferecer produtos e serviços de alta qualidade e contribuir para a comunidade onde está estabelecido de maneiras significativas.
Ao semear com generosidade e com boas intenções, os empreendedores podem confiar que Deus irá abençoar seus esforços e multiplicar seus frutos.
Lembra da analogia da semente?
? Esse princípio pode ser aplicado buscando soluções que realmente ajudam seu cliente, tendo paciência e empatia pelas pessoas que conectam com seu negócio.
7. Autogoverno
O princípio do autogoverno ensina a importância do autocontrole e disciplina pessoal.
Para os empreendedores cristãos, isso significa cultivar uma mentalidade de autocontrole e disciplina em todas as áreas de sua vida, incluindo os negócios.
Esse princípio envolve controlar seus impulsos e emoções na hora dos desafios e estabelecer metas claras, criar rotinas eficazes e se manter fiel a seus valores e aos princípios que estamos estudando aqui, mesmo diante das tentações e dos desafios que se apresentam no dia a dia.
E sabemos que são muitos!
O autogoverno permite que os empreendedores enfrentem os desafios de ter um negócio que a todo tempo é testado por fatores sociais e econômicos, com resiliência e determinação, alcançando seus objetivos com confiança e principalmente integridade.
?Você pode implementar o Princípio do Auto Governo na sua organização e produtividade.
Deus criou o mundo com organização, lógica e usando bem o tempo.
"Sem se estressar ou sobrecarregar fazendo tudo ao mesmo e no mesmo dia"
E foi olhando para este Princípio que criamos o Programa Focus ?. Um Programa individual (3° Princípio) para construir sua Rotina Pessoal, Rotina da Gestora, Rotina da Empresa, Definição de Objetivo, Planejamento, Competências Empreendedoras e muito mais.
Quem sabe esse é o Start que tu estava precisando para começar a implementação dos Princípios no teu negócio?
Para saber mais é só clicar AQUI.
Ao aplicar os sete Princípios Cristãos ou se preferir Princípios Bíblicos - caráter, mordomia, individualidade, soberania, aliança, semeadura e colheita, e autogoverno - no empreendedorismo, podemos criar negócios com propósito e valores sólidos que trabalham além do lucro e com longevidade.
E que tem seus lucros voltados para o crescimento de todos.
Esses princípios fornecem uma base ética e espiritual para o sucesso nos negócios, promovendo não apenas o crescimento financeiro, mas também o bem-estar e a prosperidade holística de todas as partes envolvidas.
Ao integrar esses princípios nas práticas da rotina da nossa empresa, nós, empreendedores podemos impactar positivamente nossas comunidades e glorificar a Deus por meio de nossos empreendimentos.
? Observe que para cada Princípio, sugeri uma aplicação.
Escolha 1 aplicação por semana e vá implementando aos poucos no seu negócio.
Tenho certeza que grandes transformações vão acontecer e sua empresa estará blindada da imprevisibilidade deste mundo caminhando para os Planos que Deus tem para este mundo.
Onde sua empresa próspera servirá de instrumento potencializador e inspirador para todos a sua volta.
Tu também pode assistir a aula que originou esse conteúdo. Uma oportunidade de nos conhecermos também!
Para assistir é só clicar AQUI
??????????????????????????????????????????
?Agora eu fiquei curiosa em saber. Por onde você vai começar?
Me conta nos comentários! ;)
Para Empresários (as) que desejam crescer com:
?? Clareza estratégica para decisões mais assertivas
?? Entendimento profundo do seu mercado e posicionamento
?? Estrutura de rotina que aumenta produtividade e reduz desgaste
?? Plano de ação com foco em resultados sustentáveis
?? Acompanhamento próximo e suporte especializado
CLIQUE E MARQUE O DIAGNÓSTICO GRATUITO.