
Um plano de vendas mensal é a bússola que guia as ações comerciais de uma empresa rumo ao sucesso a curto prazo. Ele te permite acompanhar de perto o desempenho da sua equipe, a identificar oportunidades e tomar decisões estratégicas para alcançar seus objetivos através das metas da empresa. Neste guia, vou te mostrar Passo a Passo para Criar um Plano de Vendas Mensal Simples e Eficiente.
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E em Lucas 14 28:30 podemos encontrar o embasamento bíblico e a orientação para planejar que diz:
"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar."
Uma empresa, de qualquer tamanho, que não tem um plano básico de ações comerciais estagna seu crescimento e do seu negócio por que:
- Não atrai a atenção de clientes novos;
- Não cria movimentos para fidelização dos clientes existentes;
- Não aproveita as oportunidades comerciais para maximizar as vendas;
- Perde poder de negociação com fornecedores;
- Perde estoque ativo;
- Falta de direcionamento nas ações da rotina do dia-a-dia.

1. Defina uma Meta:
Só é possível visualizar possíveis ações quando sabemos que resultado queremos alcançar. Dois exemplo simples de objetivos: Tu deseja faturar 1 mil reais a mais este mês para uma reforma na fachada. Ou se tu deseja diminuir o estoque de um produto específico que esteja parado no estoque para negociar volume com o fornecedor.
2. Defina o prazo:
Como estamos falando de plano de vendas mensal tu deve ter bem claro que as ações iniciam e terminam no período de 1 mês, porém o planejamento, o levantamento de recursos e estratégia de divulgação precisam ser feitas antes do dia 01 para dar tempo de providenciar tudo e evitar correrias.
3. Desenvolva Estratégias Específicas:

Agora que tu já tem objetivo, prazo, métricas. Pense quais produtos ou serviços alcançariam esse objetivo com mais facilidade? Em quais canais vai divulgar? Quem serão seus parceiros?
4. Responsáveis
Ter claro quem vai fazer o que dentro da campanha é importante para tratar cada etapa do processo de excussão da campanha com atenção e cuidado. E ajuda a campanha acontecer de forma mais fluída, por que todos sabem qual ação vem depois da sua excussão. Defina responsáveis, não para culpar, mas para saber onde ajustar, reconhecer e desenvolver.
5. Defina as Métricas:
Com base no teu objetivo, que métricas tu acredita serem importantes acompanhar? Métrica de faturamento? De margem de lucro? De itens vendidos? Essas métricas serão como a vela de um barco, que durante o percurso vão sendo ajustadas conforme os ventos, no nosso caso aqui, conforme os resultados.
Exemplo de um Plano de Vendas Mensal Simples e Eficiente

Dicas Extras
- Crie um Calendário de ações: No calendário marque as datas de todas ações, desde a preparação até os dias que serão realizadas cada atividade, isso vai manter um ritmo saudável para sua rotina de trabalho, vai te ajudar a manter a constância e todos os dias serão realizadas ações direcionadas para a conquista deste objetivo.
- Seja flexível: Se controlando as métricas perceber que as ações que planejou não estão regerando os resultados esperados, não desista ou desanime. Ajuste seu plano, reveja a oferta e continue até o prazo acabar.
- Comunique de forma clara: Certifique-se de que todos, desde a equipe até os possíveis clientes entendam a oferta.
- Celebre as conquistas: Antes de dar o star na campanha, defina como será a comemoração quando conquistar o objetivo definido. Isso vai gerar engajamento da equipe e dos parceiros e vai incentivar a todos a repetir no próximo mês com a mesma dedicação.
- Não se sobrecarregue: Utilize ferramentas de automação. Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem automatizar algumas tarefas e otimizar o processo de vendas no WhatsApp, no envio de e-mail, no controle de estoque e faturamento.
Um plano de vendas mensal bem estruturado é essencial para o sucesso da sua empresa. Ao seguir estas etapas, tu estará mais próximo de alcançar suas metas de vendas e garantir o crescimento do seu negócio sem se sobrecarregar.
Lembre-se que um plano de vendas é um documento vivo e deve ser revisado e ajustado regularmente para garantir que ele continue relevante e eficaz.
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